-
Arquitetos: Ignacio Prego Architectures
- Área: 9700 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Luc Boegly
-
Fabricantes: ALTOR, Arcelor Mittal, Rairies Montrieux, SYBOIS, VETABRIC, horizAl
A Cidade Jardim. Este projeto foi um desafio: construir acomodações de qualidade para mil residentes no coração de um terreno limitado - em menos de um ano. Isso significou resolver um quebra-cabeça complicado: projetar uma arquitetura que seja padronizada e ao mesmo tempo acolhedora.
O projeto está situado em um parque arborizado de 15 hectares, em um terreno estreito cercado por prédios extensos e de baixo gabarito. Um ambiente suburbano escasso, onde a alta densidade exigida pelas acomodações naturalmente revelou um dos principais desafios do projeto: criar um layout de alta densidade - de acordo com o campus da ENAP e seus arredores - que seja confortável para seus residentes.
Embora o modelo de "vila" seja um ideal universal, há um risco real ao planejar esse tipo de projeto: recorrer ao Grand Ensemble, ou seja, repetição extensiva de uma pequena unidade habitacional, associada a acomodações de alta densidade. Uma linha tênue que poderia transformar o projeto em habitações massificadas.
Para evitar essa armadilha, o modelo de Cidade Jardim parecia ser o mais adequado aos desafios e requisitos do planejamento local. Esse modelo nos permite mesclar o aspecto urbano em pequena escala - o da vila - com a produção otimizada, uma espécie de habitação padronizada que oferece condições de vida iguais e confortáveis para todos. Ao criar uma unidade arquitetônica, a Cidade Jardim nos permite otimizar o processo de projeto, além de gerar uma paisagem harmoniosa. Essa abordagem de produção foi particularmente adequada, pois os prazos curtos e o terreno limitado exigiam um modelo de construção eficiente.
Da mesma forma, a pré-fabricação mista de madeira e concreto fazia sentido para este projeto: quartos padronizados para cumprir um cronograma ambicioso, com um orçamento controlado, ao mesmo tempo em que oferecem padrões de vida de qualidade para os futuros residentes.